domingo, 21 de abril de 2013

EVANGELHO DO DIA 21/04/2013

Dia Mundial de Orações pelas Vocações - Jesus é o bom pastor - Jo 10,27-30 “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.”

MUSICA - ANTES DA MORTE E RESSURREIÇÃO

Antes da morte e ressureição Antes da morte e ressureião de Jesus, Ele, na Ceia, quis se entregar: deu-se em comida e bebida para nos salvar. REFRÃO: E quando amanhecer o dia eterno, a plena visão, Ressurgiremos por crer, Nesta vida escondida no pão. Para lembramos a morte, a cruz do Senhor, nós repetimos, como Ele fez: gestos, palavras, até que volte outra vez. REFRÃO: E quando amanhecer o dia eterno, a plena visão, Ressurgiremos por crer, Nesta vida escondida no pão. Este banquete alimenta o amor dos irmãos e nos prepara a glória do céu. Ele é força na caminhada pra Deus. REFRÃO: E quando amanhecer o dia eterno, a plena visão, Ressurgiremos por crer, Nesta vida escondida no pão. Eis o pão vivo mandado a nós por Deus pai! Quem O recebe, não morrerá. No ultímo dia, vai ressugir, viverá. REFRÃO: E quando amanhecer o dia eterno, a plena visão, Ressurgiremos por crer, Nesta vida escondida no pão. Cristo está vivo, ressuscitou para nós! Esta verdade vai anunciar a toda terra, com alegria, cantar. REFRÃO: E quando amanhecer o dia eterno, a plena visão, Ressurgiremos por crer, Nesta vida escondida no pão.

Do livro BASTA UMA PALAVRA - PE ANTONIO JOSE

O QUE FAZER COM O QUE JÁ PASSOU? “Assim fala o Senhor: “Não relembreis coisas passadas, nem olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores. Mas tu, Jacó, não me invocaste, e tu, Israel, de mim te fatigaste. Com teus pecados, trataste-me como servo, cansando-me com tuas maldades. Sou eu, eu mesmo, que cancelo tuas culpas por minha causa e já não me lembrarei de teus pecados”. (Is 43, 18-19.21-22.24b-25) Esse pequeno trecho da profecia de Isaías nos faz aprender, com o próprio Deus, a lidar com o passado e com nossos erros. O Senhor nos dá um conselho: “Não relembreis coisas passadas nem fatos antigos”. Lembranças dolorosas são capazes de aprisionar o coração na angústia e na depressão. Alguns dos males causados pelo ressentimento são: insegurança e medo de novas decepções; sentimentos de culpa e remorso; chantagem emocional e cobranças. O ressentimento com as falhas daqueles que nos cercam torna-se uma arma de ataque em momentos de tensão: quem nunca relembrou a uma pessoa, na hora da discussão, as falhas que ela, um dia, cometeu? Esse comportamento só faz aumentar a distância entre os corações que precisam aprender a maravilhosa lição do perdão. Por outro lado, quantos são aqueles que se privam de novas chances e oportunidades de felicidade por não aceitarem os seus próprios erros do passado... “Sabotam” a si mesmos por não suportarem a idéia de, um dia, ter falhado. Você conhece alguém que viva alguma das situações descritas acima? Como deve ser o coração de uma pessoa que se entrega ao ressentimento contra os outros e contra si mesma? O Senhor Deus, ao contrário, deseja que olhemos para frente, cheios de esperança no futuro: “farei coisas novas, acaso não as reconheceis?”. As novidades de Deus já estão aí, você não vê? Reconheça as portas que Deus tem aberto em sua vida. Você tem sido capaz de aproveitar as oportunidades que o Senhor lhe dá ou está ocupado demais em lamentar o que um dia não deu certo? Olhe para sua vida com otimismo e confiança; o próprio Deus lhe diz: “cancelo tuas culpas e não me lembro de teus pecados. Eles não fazem parte dos planos eternos de amor que tenho para ti”.
Deus e o diabo
A Bíblia nos ensina muitas coisas a respeito do caráter de Deus e também do seu e nosso inimigo. O salmo 85 diz: “Vós, Senhor, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão” (v. 15). Nosso Deus é lento para se irar e sempre disposto a perdoar e esquecer o mal que foi feito. Ele tem em seu coração só amor e por isso é paciente, capaz de esperar por uma nova oportunidade de conquistar nosso coração rebelde. Já o livro do Apocalipse chama o diabo de “acusador” (Ap 12, 10). Ele está, constantemente, apontando nossas falhas; lembrando-nos delas para infundir desânimo e sentimentos de frustração e culpa em nosso coração. Que tipo de padrão você deseja seguir em sua vida diária? Você quer desenvolver um caráter acusador, sempre trazendo à tona as falhas dos irmãos para torná-los prisioneiros de cobranças e chantagens? Ou deseja ter um coração parecido com o de Deus, disposto a perdoar e dar uma nova chance para aqueles que precisam de seu amor paciente? Milagres de cura e restauração podem acontecer sobre esses três pilares: amor, paciência e perdão. Vamos orar, pedindo ao Senhor que nos dê um coração parecido com o Seu: Pai Amado, quero abrir os meus olhos hoje para as coisas boas que já estás realizando em minha vida. Não quero mais ficar prisioneiro daquilo que já passou. Em Nome de Jesus, me liberto de todo tipo de acusação contra mim mesmo ou contra qualquer outra pessoa que possa ter me ferido. Abençôo todas elas, aprendendo com Deus a transformar minhas mágoas em amor, paciência e perdão. Em Nome de Jesus, declaro: não vou me transformar num eterno acusador, à semelhança do inimigo de Deus, mas, pelo poder do Espírito Santo, serei transformado à imagem de Jesus Cristo, repleto de perdão e misericórdia para com todos. Amém.