terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Conhece a ti mesmo

Já dizia Sócrates, o filósofo grego da Maiêutica.
Tudo que lí sobre Sócrates se resume às aulas de Filosofia Jurídica que tive na faculdade. No começo achava Filosofia um porre, não tinha aula mais massante que esta. Com menos de um mês de contato com a filosofia (jurídica), confesso que comecei a admirar a matéria. A Filosofia, ao mesmo tempo que é cercada de mistérios, é objetiva. É até contraditório dizer isso, mas é verdade.
A Filosofia é simplesmente apaixonante. Nos primeiros contatos, algo sem sentido, uma matéria que mais cria dúvidas que esclarece, por outro lado, ela desperta a sede do saber, a vontade de ciência.
Eu gostaria muito de ter tido esta matéria no primeiro ano de faculdade, e não no 5º ano, pois, tenho certeza que seria muito mais vantajoso, pois faria, desde logo, os bacharéis aprenderem melhor a atividade dubitadora e lógica que é a filosofia.
“Conhece a Ti Mesmo“, na minha opinião, não tem um significado egoísta, como alguns querem ou pensam. Conhecer a Ti Mesmo, na minha visão, está relacionado ao aprendizado constante, às evoluções e à sabedoria. Aprender, mudar, crescer e aprender. A Filosofia me lembra uma espiral, onde você tem várias voltas e, em cada volta, uma explicação diferente para cada coisa. Seria como pedir uma opinião há “N” pessoas distintas à cerca do mesmo assunto. Opiniões válidas, coerentes e DIFERENTES serão ouvidas. Cabe a você e somente a você saber qual destas opiniões seguir ou, se não deve seguir nenhuma outra, além da tua.
Quando tenho algum problema, alguma dificuldade, um obstáculo a superar, costumo pedir a opinião dos outros. Porém, minha cabeça dura impede que eu as siga, fazendo com que eu SIGA em frente aos meus objetivos. Sinceramente, me considero uma pessoa muito forte, objetiva e demasiadamente persistente. Eu nunca desisto de um objetivo que tenho e nunca deixo de acompanhá-lo, esteja ele indo rumo ao êxito ou ao fracasso.
Me identifico demais com esse trecho do salmo 91:
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tú não serás atingido”
Eu posso cair 10 vezes, que levantarei 11 vezes e continuarei em busca de meus objetivos. Posso até ser atingido, mas me recupero e sigo em frente.
A VIDA é feita de objetivos. Tudo depende de você, do seu modo de agir, do seu modo de pensar e da maneira que se expressa. É tudo um constante aprendizado, onde dois corações aprendem mais depressa, onde simples gestos valem mais que mil palavras.
Falar, está aí outra coisa interessante! Eu costumo pensar com a razão, falar com a razão e agir com o coração. Muitos me acham deveras racionalista, porém, estes não me conhecem de verdade. De fato, não são em todos os casos, estou inserindo isto no contexto sentimental, é óbvio. Sentimentos são complicados. Uma simples alegria ou uma terrível infelicidade. A Razão aparece, manda sermos fortes diante de tais dificuldades e, logo vem nosso coração, batendo em desespero, pedindo uma solução.
Pior, quando são pessoas reprimidas, que escondem os seus sentimentos. Caramba, não tem nada melhor que falar um “EU TE AMO“, não tem nada mais bonito que a sinceridade nas palavras das pessoas, não tem nada melhor que um choro de desabafo, de alegria, de tristeza. Somos humanos, temos sentimentos, temos alegrias, temos dificuldades, mas temos um CORAÇÃO, que bate forte no peito, tocando o ritmo de nossas vidas. Infeliz daquele que ignora seus próprios sentimentos, que não escuta a música que seu coração toca. Não existe vida perfeita sem que haja tolerância, perseverança e mente aberta para mudar.
“A Rosa é bela, mas trás com ela os seus espinhos”
É a verdade. Assim como a felicidade também trás seus momentos de infelicidade. Altos e baixos, nossas vidas são feitas disso. Colhendo tudo que for positivo e reciclando tudo que for negativo, com certeza você terá maiores chances de alcançar um maior grau de felicidade. Só não acredite na felicidade PLENA e infinita, pois esta não existe. Logo, esta não existindo, será que vale realmente à pena você enfrentar uma guerra hercúlea por um prêmio que não existe?
Veja bem, não estamos tratando aqui de conformismo ou de tornar-se uma pessoa cômoda, longe disso. Trata-se simplesmente do fato de que, em muitos casos, a intolerância de sí mesmo reflete infelicidade e mau agouro em tudo que te cerca.
“Conhecer a Ti Mesmo” é nada mais nada menos que “ACEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO” e jamais manter-se prostrado, cultivando infelicidade em solo – leia-se coração – onde a semente do AMOR pode ser plantada por quem realmente tem AMOR de verdade. Dar uma chance ao outro é o mesmo que Dar-se uma chance para ser feliz, pois PESSOAS aprendem com seus ERROS, e, só erra aquele que pratica uma AÇÃO. Antes de perdoar, Perdoe-se. Antes de Desculpar, Desculpe-se. Antes de AMAR, bem, antes de AMAR, ah sim, simplesmente AME.
Não estou louco, não andei bebendo e muito menos fazendo uso de psicotrópicos. Sou simplesmente uma pessoa simples que procura de forma não muito complexa e sincera, bem, perdi o contexto…
Foi bom pra você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário